Jovem Doutor

Curso Alertas a Riscos de Saúde Mental em Jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones

O uso de tecnologias comunicação, tais como smartphones e redes sociais, tem causado uma série de mudanças comportamentais e problemas de saúde mental. Um estudo publicado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 40% dos professores de escolas localizadas em áreas urbanas já ajudaram algum aluno a enfrentar situações desconfortáveis ocorridas durante o uso da internet, como bullying, discriminação, assédio e compartilhamento de imagens sem consentimento. 

Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) e Telemedicina FMUSP, através do Eixo de Transferência do Conhecimento para a Sociedade, lançam o curso Alertas a riscos de saúde mental em jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones. O objetivo é conscientizar jovens e seus responsáveis sobre os perigos envolvendo tecnologias de comunicação, bem como desenvolver senso de responsabilidade e boas condutas. 

Veja o conteúdo programático:

Eixo 1 – Mistérios do Cérebro

O estudante é convidado a descobrir como nosso cérebro funciona quanto interagimos com o meio ambiente com o Projeto Homem Virtual. Ele também estudará como a neurociência e neurofisiologia explicam algumas de nossas atitudes na era digital.

Eixo 2 – Reflexos e Comportamentos
Neste eixo, vamos refletir sobre como a tecnologia nos trouxe benefícios e como ela nos condicionou a certos comportamentos.

Eixo 3 – Perigos no mundo digital
Vamos falar sobre algumas armadilhas do mundo digital? A internet traz a falsa impressão de segurança e é por isso que precisamos ter cuidado dobrado!

Eixo 4 – Reconhecimento de comportamentos perigosos ou de risco
Muitas atitudes no meio digital parecem inofensivas, mas elas podem trazer consequências bem reais. Vamos refletir sobre nosso comportamento na internet?

Eixo 5 – Reconhecimento de hábitos inadequados
O que pode ser compartilhado na internet? Como você lida com sua privacidade digital? O que é publicado na internet tende a ficar lá para sempre, portanto, antes de clicar no botão “compartilhar” vamos refletir um pouco mais?

Eixo 6 – Etiquetas e atitudes corretas: reflexão e reforço positivo
Aqui vamos ver como é importante ter responsabilidade digital, mesmo que a internet nos dê a impressão de liberdade total.

Para quem: público geral, jovens, professores e responsáveis. 
Quando:
05 de novembro a 15 de dezembro de 2018.
Carga horária: 10 horas.
Modalidade: Ensino Interativo Digital.
Inscrições até 04 de novembro.

Esta temática de curso também pode ser implantada no formato Jovem Doutor de Aprendizagem em Saúde, como ocorreu nas cidades de Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC) este ano!

Saiba mais: contato@jovemdoutor.org.br