Jovem Doutor

Tatuí

O Projeto Jovem Doutor em Tatuí, no interior de São Paulo, foi lançado em 5 de maio, de 2007, e já atingiu mais de 1000 pessoas, entre estudantes e moradores.

Implantado na cidade por meio de parceria da Fundação Manoel Guedes, Faculdade de Medicina da USP e Prefeitura Municipal, através das Secretarias da Saúde e da Educação, o projeto Jovem Doutor consiste em envolver estudantes do ensino médio e alunos da graduação para aprenderem conceitos de saúde e disseminá-los em suas comunidades.

Saúde bucal, câncer da pele, fotoproteção, DSTs-Aids, obesidade, e dependência química, entre outros temas, integram o conteúdo desenvolvido pelos estudantes da graduação da USP – sob orientação dos profissionais da Disciplina de Telemedicina da FMUSP – com os alunos do Ensino Médio.

O material criado inclui vídeos, com utilização de imagens do Projeto Homem Virtual, dinâmicas de grupo e cursos de aprendizagem para a Internet.

Com o aprendizado, os alunos do Ensino Médio ficam aptos a repassarem os conceitos aprendidos a seus amigos, familiares e comunidade em geral, contribuindo para melhorar a qualidade de vida da cidade.

As ações preventivas ocorrem em escolas e espaços educativos da região. As atividades desenvolvidas vão desde palestras até gincanas para estudantes do ensino fundamental, sempre abordando temas de saúde e qualidade de vida.

A equipe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP é multidisciplinar, envolve médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, jornalistas, programadores, psicólogos, engenheiros ambientais, designers digitais, entre outros profissionais.

O projeto Jovem Doutor respeita as características e necessidades de cada região onde é aplicado, sempre com o objetivo de promover desenvolvimento social por meio da educação, saúde, inclusão, digital, cultura e preservação meio ambiente.