Jovem Doutor

Justificativa do projeto

Prof. Dr. Chao Lung Wen
Chefe da Disciplina de Telemedicina

O envolvimento da força estudantil é uma iniciativa importante, pois além dela representar um grande contingente de potenciais profissionais que podem ser qualificados rapidamente, sua participação em uma ação para promoção do bem-estar social é uma das oportunidades que o governo proporcionaria para a formação de futuros cidadãos. Os jovens terão a possibilidade de conhecer as diferentes realidades brasileiras e poderão, sob a supervisão dos diversos professores, desenvolver trabalhos para promover a melhoria da qualidade de vida das populações visitadas.

A Faculdade de Medicina da USP já sistematizou um plano de trabalho para promover a melhoria da qualidade de vida, por meio da ação conjunta entre estudantes de medicina, odontologia, enfermagem, nutrição, fonoaudiologia, engenharia, ciências da computação, arquitetura, entre outros. Envolve a promoção de educação em prevenção, assistência a doenças primárias e desenvolvimento de melhoria das condições nutricionais e habitacionais das populações. Quando devidamente sincronizada com as políticas do Ministério da Saúde, principalmente sob o escopo da atenção básica, esta atividade possibilitará a inclusão de um grande contingente de força-tarefa para a promoção da atenção primária, principalmente em locais remotos.

O envolvimento das universidades, hospitais universitários locais e outras estruturas de saúde será fundamental para garantir a sustentabilidade do trabalho a médio e longo prazos. Portanto, o envolvimento e respeito aos professores e instituições das regiões serão fatores importantes para o sucesso.