Noticias

 

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Curso a distância reforçará o ensino em saúde das escolas

Alunos e professores dos ensinos fundamental II e médio irão desvendar mistérios do corpo humano e aprender como promover a saúde nas comunidades, usando tecnologias como o Projeto Homem Virtual e impressoras 3D

A Disciplina de Telemedicina (DTM) do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina (FM) da USP oferece, a alunos e professores da educação básica, o Pré-curso do Programa Jovem Doutor Redes. O curso de extensão aborda temas, na área de saúde, que são vistos na grade curricular dos ensinos fundamental II e médio. Também fornece um panorama do papel das atuais tecnologias no aprendizado em saúde (entre elas a computação gráfica associada ao uso de impressoras 3D) e de iniciativas socioeducativas como o Programa Jovem Doutor e o Projeto Homem Virtual, que podem contribuir para a propagação da saúde nas escolas e comunidades.

O curso acontecerá nos dias 15 a 19 de junho de 2015, e será totalmente a distância, o que permite maior flexibilidade nos estudos. A cada dia, serão liberados vídeos de educação aplicada e sequências do Projeto Homem Virtual. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no portal do Programa Jovem Doutor Redes. As vagas são limitadas. Inscreva-se agora! 

Entre os temas abordados através de vídeos do Homem Virtual, estão: locomoção, visão, audição, fonação, coluna, estrutura da pele, câncer de pele, hidratação da pele, fotoproteção, tabagismo, drogas e álcool. Também serão vistos, por meio de vídeos de dramaturgia, assuntos de grande interesse pelos adolescentes, como sexualidade, puberdade, métodos contraceptivos, Doenças Sexualmente Transmissíveis, saúde bucal e nutricional. Para serem aprovados, os inscritos no curso terão de participar ativamente, acessando o material didático, postando dúvidas e respondendo aos testes e ao questionário final.

 Oportunidade 

Participantes que finalizarem este curso terão prioridade para participar da terceira edição do curso Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa. Também desenvolvido pela DTM, esse último é um curso de difusão, com certificação USP, que está previsto para acontecer no segundo semestre de 2015. Ele possui conteúdo mais amplo e complementar ao primeiro, sendo enriquecido por entrevistas com especialistas e documentários interativos.

Projeto Jovem Doutor © 2015 | Provido pela Telemedicina USP