Noticias

 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Abertas as inscrições para o curso do Programa Jovem Doutor Redes

Organizado e ministrado pela Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP, o curso relaciona os temas Puberdade, DST, Saúde Bucal e Saúde Nutricional com os conteúdos de livros didáticos dos ensinos fundamental e médio

Terá início em 15 de setembro a quarta edição do curso do Programa Jovem Doutor Redes, certificado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP). Destinado a estudantes e professores dos ensinos fundamental II e médio, o curso Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa tem o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de aprender de forma contextualizada o que os livros didáticos ensinam sobre saúde e qualidade de vida. Com duração de 9 semanas, o curso terminará no dia 12 de novembro.

As inscrições devem ser feitas até o dia 13 de setembro de 2015. Para inscrever-se, clique aqui e siga o passo a passo indicado.
Atenção: você só estará inscrito após seguir todos os passos:

  1. Preenchimento da ficha de interesse
  2. Preenchimento e assinatura do formulário de inscrição (você pode baixar, imprimir, preencher e assinar)
  3. Envio de uma cópia digital do formulário de inscrição e de uma cópia de seu RG e CPF (se tiver CPF) para o e-mail telemedicina@telemedicina.fm.usp.br
  4. Recebimento da confirmação de inscrição

Aqueles que foram aprovados no Pré-curso do Jovem Doutor, que aconteceu de 15 a 19 de junho de 2015, têm prioridade para a inscrição no curso.

Oferecido por recursos de educação a distância, o curso flexibiliza os momentos de estudos de acordo com os horários e a disponibilidade de cada participante. Estruturado e ministrado pela Disciplina de Telemedicina (DTM) do Departamento de Patologia da FMUSP, o curso adota o método de Teleducação Interativa. É um modelo que proporciona aprendizado objetivo, com o uso de vídeos do Projeto Homem Virtual e da Série Geração Saúde 2, produzida por meio de parceria da DTM com a TV Escola do Ministério da Educação.

A Teleducação Interativa possui o recurso de votação de dúvidas, por meio do qual os alunos poderão postar as suas perguntas ou votar nas que foram inseridas por colegas. As questões recorrentes e as mais relevantes serão respondidas em vídeo por professores e profissionais. Os alunos contarão com o apoio de graduandos de medicina da FMUSP. Também há avaliações de reforço a cada módulo e listas de discussão.

Os temas abordados relacionam-se com as prioridades em Atenção à Saúde da Família (Ministério da Saúde) e Saúde nas Escolas Ministério da Educação), bem como com o cotidiano dos adolescentes: Puberdade e Sexualidade (incluindo Métodos Contraceptivos, Gravidez Não Planejada), Doenças Sexualmente Transmissíveis (Prevenção, Sífilis, HPV, Vida do Soropositivo – HIV), Saúde Oral (incluindo Halitose, Câncer de Boca) e Qualidade Alimentar (incluindo Anorexia e Obesidade). Uma biblioteca complementar também disponibilizará conteúdo sobre álcool, drogas e tabagismo, além dos vídeos da Série Geração Saúde 1 (Saúde da Pele, Acne, Vida Saudável com o Sol, Câncer de Pele e Hanseníase).

Os critérios de aprovação são: frequência mínima de 85% (controlada por login e navegação na plataforma educacional na Internet); acesso a, no mínimo, 70% dos materiais educativos disponíveis; participação ativa em 75% das atividades propostas; responder corretamente todas as perguntas de reforço e obter nota igual ou superior a 7 (sete) na avaliação final.

Projeto Jovem Doutor © 2015 | Provido pela Telemedicina USP