Noticias

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Estudantes de Santos recebem certificado do Projeto Jovem Doutor Redes e o 4º pin do conhecimento em visita à Faculdade de Medicina da USP

Em clima de festa, professores e alunos do ensino fundamental II ficaram fascinados pela Faculdade de Medicina da USP e seu Museu Histórico e conheceram um pouco do Complexo Hospital das Clínicas, acompanhados pelos graduandos bolsistas pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, que são integrantes do Projeto Jovem Doutor

No último dia 10 de novembro, 68 alunos do ensino fundamental II de 9 escolas da rede pública de ensino da cidade de Santos foram certificados pela conclusão do Curso “Jovem Doutor: Educação e Promoção de Saúde por meio de Teleducação Interativa”. Em visita à Faculdade de Medicina (FM) da USP, acompanhados de 12 professores que também participaram do curso, os estudantes exploraram as dependências da instituição e foram condecorados por seu envolvimento no aprendizado e propagação de conhecimentos sobre saúde.

Desde setembro, os estudantes participaram do curso, a distância, orientados por graduandos de Medicina bolsistas de programas da USP. Usando vídeos do Projeto Homem Virtual (representação gráfica tridimensional do corpo humano) e da Série Geração Saúde II da TV Escola do Ministério da Educação, o curso ensinou sobre puberdade, métodos contraceptivos, gravidez não planejada, prevenção às DST, sífilis, HPV, vida do soropositivo, saúde nutricional e acne.

Resultante de parceria entre a Disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP (idealizadora do Projeto Homem Virtual e do Programa Jovem Doutor Redes) e das secretarias municipais de saúde e educação de Santos, o Projeto Santos Jovem Doutor vem desenvolvendo atividades de incentivo à prevenção e promoção de saúde.

Atividades presenciais

Durante o curso, os estudantes participaram de três eventos presenciais, todos em Santos, nos quais mostraram o que aprenderam por meio de atividades lúdicas, como a criação de curtas-metragem e jogos. “Esse é o espírito do Jovem Doutor: aprender se divertindo e experimentando o conhecimento no cotidiano”, explica o professor Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina. No segundo evento presencial, os estudantes participaram do desfile de 7 de setembro da cidade, usando as camisetas do projeto.

Em cada um dos eventos presenciais, os estudantes ganharam um pin, como condecoração pelo empenho nas etapas do curso. O último evento presencial foi o da visita à FMUSP, no qual os alunos receberam o quarto pin e o certificado de conclusão. Em uma cerimônia emocionante, no anfiteatro de Parasitologia da FMUSP, os estudantes foram parabenizados por seus professores. “Sejam muito bem-vindos a esse futuro que espera cada um de vocês”, disse a professora Ana Lucia Barboza Caetano de Jesus. “Estar aqui com vocês é uma realização pessoal e profissional”, garantiu a professora Ana Lucia de Jesus Silva Lopes. Segundo o professor Chao, o Jovem Doutor aproxima os professores de seus alunos: “não existe o professor e eles, existe o professor ao lado deles”.

Os professores das escolas integrantes do projeto foram capacitados no uso de tecnologias educacionais interativas pela Disciplina de Telemedicina, durante o 10º Encontro USP-Escola, que aconteceu de 13 a 17 de julho de 2015. Eles receberam formação sobre como desvendar os mistérios do corpo humano para seus alunos, utilizando ferramentas como o Homem Virtual e estruturas anatômicas impressas em 3D. Os professores também tiveram à sua disposição um ambiente digital para debates relacionados ao curso.

Descobrindo a Medicina da USP

Os graduandos de medicina Lucas dos Santos Gandolfi, Vitor Carminatti Romano, Ester Moraes de Avila e Daniela Rodrigues da Silva acompanharam os estudantes em um tour pelos edifícios do complexo Faculdade de Medicina/Hospital das Clínicas. Os estudantes puderam ver o Teatro, o Museu Histórico e a Biblioteca da FMUSP, bem como os Institutos Central, de Radiologia, de Ortopedia e Traumatologia. Essa breve visita despertou, nos alunos, o interesse em manter a dedicação aos estudos para cursar uma boa universidade. Alguns já planejam estudar Medicina.

Jovem Doutor na sua cidade

Toda cidade pode ter um Projeto Doutor. Alunos, professores, escolas e prefeituras interessadas devem entrar em contato com a Disciplina de Telemedicina da FMUSP, pelo e-mail telemedicina@telemedicina.fm.usp.br

Saiba mais: Programa Jovem Doutor Redes implementa estratégia para formação de estudantes em Santos

Projeto Jovem Doutor © 2015 | Provido pela Telemedicina USP