Jovem Doutor
Camiseta do Programa Jovem Doutor Redes com significado: o carinho e a amizade em uma lembrança.
Estudantes do Projeto Jovem Doutor Indaiatuba recebem seus certificados.
Professora Tatiana Alvarez, do Projeto Jovem Doutor Indaiatuba, entrega o Prêmio Jovens Talentos aos estudantes.
Entrega dos certificados de formatura dos estudantes do Projeto Santos Jovem Doutor.
O Projeto Santos Jovem Doutor muda vidas. Não apenas dos estudantes, mas também dos Professores!
Estudantes foram indicados por seus pares ao prêmio de reconhecimento Destaques Jovem Doutor.
Estudantes do Projeto Jovem Doutor Balneário Camboriú recebem os bottons.
Formatura dos estudantes de Balneário Camboriú foi marcada com apresentação de suas pesquisas.
Professora Simone Leal, gestora do Projeto Jovem Doutor Balneário Camboriú, entregando camiseta e Livro do Marco Emocional Jovem Doutor ao professor José Cleomar Matos.

Dezembro foi o mês de formatura dos estudantes do Programa Jovem Doutor. Ao todo, 224 alunos de 9º ano receberam o certificado de conclusão em Balneário Camboriú (SC), Indaiatuba (SP) e Santos (SP). Entre eles, tivemos 7 Prêmios Jovens Talentos e 20 Destaques Jovem Doutor.

Educação vivencial por marco emocional: Phenomeno based learning

O grande destaque da Metodologia Jovem Doutor é o aprendizado por meio da vivência, experimentação e marco emocional. Sendo assim, os estudantes Jovem Doutor não apenas aprenderam sobre os aspectos mais importantes da prevenção a males que atingem a saúde do corpo e da mente, mas também se mostraram como pessoas de atitude que desejam melhorar o meio em que vivem.

Vamos a alguns dos destaques:

  • Indaiatuba: Os estudantes trabalharam sobre a saúde auditiva mostrando como e por que os fones de ouvido e músicas altas podem prejudicar nossa audição. Eles elaboraram jogos de tabuleiro e eletrônicos, mas o meio de atitude em que apostaram foram os vídeos e animações!
  • Balneário Camboriú: Com o intuito de estimular a iniciação científica, os alunos foram estimulados a ir ao laboratório e realizar experimentos. Trabalhando com o tema Alertas a Riscos de Saúde Mental decorrente do uso de redes sociais e smartphones, os estudantes constataram, através da cultura de micro-organismos retirados de diferentes objetos, que as telas de celulares e teclados são mais sujos que a tampa do vaso sanitário!
  • Santos: Os estudantes de Santos fizeram um trabalho exemplar sobre o bullying e ciberbullying, com dinâmicas de conscientização, empatia e de fortalecimento do apoio emocional aos colegas. Utilizando a criatividade, eles elaboraram jogos, vídeos, flashmobs (com parada musical) e campanhas publicitárias! Outro destaque vai para a temática Prevenção a Acidentes de Trânsito com interação lúdica junto a colegas do ensino fundamental 1.

Professor Jovem Doutor: grupo de pesquisa acadêmica

Este ano, foi formado o primeiro Grupo de Pesquisa Jovem Doutor. É uma rede de professores que desejam se especializar na educacão criativa e na metodologia do Jovem Doutor. O objetivo é formar uma rede de educação para valorização do professor e para compartilhar experiências. 

Além disso, o grupo também será responsável por disseminar a metodologia Jovem Doutor tanto nas escolas como no meio acadêmico, através de pesquisas e artigos científicos. 

 

Quero implantar o Projeto Jovem Doutor

15 + 3 =