Dezembro foi o mês de formatura dos estudantes do Programa Jovem Doutor. Ao todo, 224 alunos de 9º ano receberam o certificado de conclusão em Balneário Camboriú (SC), Indaiatuba (SP) e Santos (SP). Entre eles, tivemos 7 Prêmios Jovens Talentos e 20 Destaques Jovem Doutor.
Educação vivencial por marco emocional: Phenomeno based learning
O grande destaque da Metodologia Jovem Doutor é o aprendizado por meio da vivência, experimentação e marco emocional. Sendo assim, os estudantes Jovem Doutor não apenas aprenderam sobre os aspectos mais importantes da prevenção a males que atingem a saúde do corpo e da mente, mas também se mostraram como pessoas de atitude que desejam melhorar o meio em que vivem.
Vamos a alguns dos destaques:
- Indaiatuba: Os estudantes trabalharam sobre a saúde auditiva mostrando como e por que os fones de ouvido e músicas altas podem prejudicar nossa audição. Eles elaboraram jogos de tabuleiro e eletrônicos, mas o meio de atitude em que apostaram foram os vídeos e animações!
- Balneário Camboriú: Com o intuito de estimular a iniciação científica, os alunos foram estimulados a ir ao laboratório e realizar experimentos. Trabalhando com o tema Alertas a Riscos de Saúde Mental decorrente do uso de redes sociais e smartphones, os estudantes constataram, através da cultura de micro-organismos retirados de diferentes objetos, que as telas de celulares e teclados são mais sujos que a tampa do vaso sanitário!
- Santos: Os estudantes de Santos fizeram um trabalho exemplar sobre o bullying e ciberbullying, com dinâmicas de conscientização, empatia e de fortalecimento do apoio emocional aos colegas. Utilizando a criatividade, eles elaboraram jogos, vídeos, flashmobs (com parada musical) e campanhas publicitárias! Outro destaque vai para a temática Prevenção a Acidentes de Trânsito com interação lúdica junto a colegas do ensino fundamental 1.
Professor Jovem Doutor: grupo de pesquisa acadêmica
Este ano, foi formado o primeiro Grupo de Pesquisa Jovem Doutor. É uma rede de professores que desejam se especializar na educacão criativa e na metodologia do Jovem Doutor. O objetivo é formar uma rede de educação para valorização do professor e para compartilhar experiências.
Além disso, o grupo também será responsável por disseminar a metodologia Jovem Doutor tanto nas escolas como no meio acadêmico, através de pesquisas e artigos científicos.