Nesta manhã de 04 de novembro de 2024, o Teatro Guarany, em Santos, foi palco de uma cerimônia emocionante. A formatura de 115 estudantes do Jovem Doutor e a celebração dos 10 anos do Programa Santos Jovem Doutor no município.
O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Cristina Barletta; do Secretário Municipal de Saúde, Denis Valejo; da vice-prefeita de Santos, Renata Bravo; da vereadora Audrey Kleys; e do idealizador do Programa Jovem Doutor, Prof. Dr. Chao Lung Wen.
Durante seu discurso, o Prof. Dr. Chao Lung Wen destacou o papel de todos os envolvidos no Jovem Doutor – professores, coordenadores e gestores: “A verdadeira educação é uma conversa de coração para coração”. Ele também ressaltou o compromisso de Santos com a educação e a saúde, e que isso representa um exemplo de desenvolvimento social integrado.
Parceria e Legado na Educação e Saúde
A primeira década dessa jornada foi possível graças à parceria entre a Disciplina de Telemedicina e as Secretarias Municipais da Educação e da Saúde de Santos.
Além disso, o grande diferencial de Santos foi que, em 12 de janeiro de 2021, o Jovem Doutor tornou-se uma política pública permanente em Santos, através da Lei 3.816, de autoria da vereadora Audrey Kleys, reforçando o compromisso da cidade com a educação em saúde.
Educação Vivencial Criativa
Os formandos surpreenderam com a performance de uma peça teatral voltada para a conscientização sobre a vacina do HPV e a exibição de um curta-metragem em stop motion sobre o batimento cardíaco.
Estas são pequenas demonstrações do resultado de uma educação vivencial criativa: quando o estudante aprende, reflete e produz um meio de comunicação com potencial educativo para transmitir o conhecimento apreendido para suas respectivas comunidades.
Por esse motivo, o jovem doutor também é conhecido como estudante educador.
Marco emocional
Os jovens doutores também foram surpreendidos pela presença de quatro graduandos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que atuaram como Estudantes Anfitriões na ocasião da visita à FMUSP.
Durante a viagem de formatura, os anfitriões Alice, Jorge, Gabriela, Murilo, Rani e Raíssa mostraram a Faculdade e parte do Hospital das Clínicas, além de conversarem muito com os jovens doutores, formando um laço entre o Ensino Básico e o Ensino Superior.
Desenvolvimento de talentos
Um dos papéis de um Professor Jovem Doutor é identificar e incentivar inclinações naturais e talentos, dando-lhe espaço para se desenvolver.
Este ano, fomos presenteados pela documentação da formatura, em formato de vídeo, gravado e editado pelo veterano Santos Jovem Doutor Rafael Turino Moreira: