Curso Alertas a Riscos de Saúde Mental em Jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones
O uso de tecnologias comunicação, tais como smartphones e redes sociais, tem causado uma série de mudanças comportamentais e problemas de saúde mental. Um estudo publicado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostrou que 40% dos professores de escolas localizadas em áreas urbanas já ajudaram algum aluno a enfrentar situações desconfortáveis ocorridas durante o uso da internet, como bullying, discriminação, assédio e compartilhamento de imagens sem consentimento.
Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes (INPD) e Telemedicina FMUSP, através do Eixo de Transferência do Conhecimento para a Sociedade, lançam o curso Alertas a riscos de saúde mental em jovens decorrente do uso de redes sociais e smartphones. O objetivo é conscientizar jovens e seus responsáveis sobre os perigos envolvendo tecnologias de comunicação, bem como desenvolver senso de responsabilidade e boas condutas.
Veja o conteúdo programático:
Eixo 1 – Mistérios do Cérebro
O estudante é convidado a descobrir como nosso cérebro funciona quanto interagimos com o meio ambiente com o Projeto Homem Virtual. Ele também estudará como a neurociência e neurofisiologia explicam algumas de nossas atitudes na era digital.
Eixo 2 – Reflexos e Comportamentos
Neste eixo, vamos refletir sobre como a tecnologia nos trouxe benefícios e como ela nos condicionou a certos comportamentos.
Eixo 3 – Perigos no mundo digital
Vamos falar sobre algumas armadilhas do mundo digital? A internet traz a falsa impressão de segurança e é por isso que precisamos ter cuidado dobrado!
Eixo 4 – Reconhecimento de comportamentos perigosos ou de risco
Muitas atitudes no meio digital parecem inofensivas, mas elas podem trazer consequências bem reais. Vamos refletir sobre nosso comportamento na internet?
Eixo 5 – Reconhecimento de hábitos inadequados
O que pode ser compartilhado na internet? Como você lida com sua privacidade digital? O que é publicado na internet tende a ficar lá para sempre, portanto, antes de clicar no botão “compartilhar” vamos refletir um pouco mais?
Eixo 6 – Etiquetas e atitudes corretas: reflexão e reforço positivo
Aqui vamos ver como é importante ter responsabilidade digital, mesmo que a internet nos dê a impressão de liberdade total.
Para quem: público geral, jovens, professores e responsáveis.
Quando: 05 de novembro a 15 de dezembro de 2018.
Carga horária: 10 horas.
Modalidade: Ensino Interativo Digital.
Devido a grande procura, o prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 11 de novembro.
Esta temática de curso também pode ser implantada no formato Jovem Doutor de Aprendizagem em Saúde, como ocorreu nas cidades de Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC) este ano!
Saiba mais: contato@jovemdoutor.org.br