Como cada um pode ajudar no Desenvolvimento Social por meio da Educação, Saúde e Inclusão Digital
Ao contrário do que o nome sugere, o termo Jovem Doutor não se refere apenas ao jovem médico, mas sim a uma pessoa que recentemente adquiriu conhecimentos de assuntos específicos e obteve competência suficiente para transmiti-los a fim de beneficiar uma comunidade.
O Projeto Jovem Doutor tem por princípio promover a educação em saúde e preservação do meio ambiente pela interação de estudantes e profissionais com a comunidade da uma cidade para incentivar a disseminação de conhecimento, provocando uma mudança de comportamento e consequente melhoria na qualidade de vida da população.
A atividade é multiprofissional e os conceitos são transmitidos durante encontros e por meio da educação interativa digital, usando para isso recursos da Telemedicina e do Projeto Homem Virtual. Profissionais, estudantes da graduação e alunos do Ensino Médio e seus respectivos professores envolvem-se para compartilhar conhecimento.
A estratégia do Projeto Jovem Doutor visa à mudança de comportamento e conscientização da população para uma vida saudável. A criação de atividades que possibilitem que um jovem, desde a formação fundamental até a graduação, seja estimulado a interferir para melhorar as condições de vida da sua comunidade é essencial para uma mudança eficaz.
Segundo o seu idealizador, Dr. Chao Lung Wen, chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (DTM-FMUSP), o Projeto não é assistencialista. Ele desenvolve postura ativa e de responsabilidade nos nossos jovens.
Além da saúde
Os estudantes educadores utilizam todos os recursos tecnológicos disponíveis e previamente testados a fim de potencializar seu aprendizado. A partir do conhecimento que adquirem, cabe a eles, como um grupo, sob a orientação de seu professor, debater e formular um modo de transmitir o que aprenderam para sua comunidade.
No Jovem Doutor, o estudante não aprende apenas sobre saúde. Ele desenvolve habilidades socioemocionais e começa a trilhar o caminho para a maturidade do pensamento crítico.
Programa ALESP – Janeiro 2019
Live – Rosângela Borba (Secretária de Educação – BC)
Realização: Jovem Doutor Balneário Camboriú 2020
Brainstorm de medidas a serem tomadas para o retorno às aulas presenciais (quando forem viáveis)
Unidade de Conhecimento – Projeto Homem Virtual
O Projeto Homem Virtual é uma comunicação dinâmica e dirigida altamente flexível que explica de forma didática a anatomia, fisiologia e patologia. É o trabalho de design científico conjunto entre experts da área da saúde e da comunicação. Capaz de substituir dezenas de páginas descritivas de um livro em um vídeo de 30 segundos, permitindo, assim, que o professor tenha muito mais tempo para o debate e interação com estudantes.
Infografia – Drogas
Episódio Geração Saúde
Estudo aprofundado sobre o tema
Um pouco do trabalho dos Jovens Doutores de Balneário Camboriú e Santos
Selecionamos alguns vídeos que representam uma pequena fração do trabalho dos jovens doutores. É possível perceber, através do depoimento de estudantes, professores e familiares que o Jovem Doutor vai muito além dos muros das escolas e dos encontros de turmas. No Projeto, aprende-se sobre técnica de estudo (que geralmente são aplicadas também em outras matérias da escola), reflexão, comunicação, entre outras habilidades.