Jovem Doutor

Dinâmica do Jovem Doutor

Prof. Dr. Chao Lung Wen
Chefe da Disciplina de Telemedicina

A sistemática é baseada no envolvimento de professores e alunos do ensino básico indicados pelas suas respectivas escolas. Estes seriam responsáveis por desenvolver atividades de educação vivencial em saúde com os alunos e realizar atividades nas escolas e na sua comunidade, em temas sobre saúde, previamente escolhidos. Para isto, receberiam materiais educacionais (séries Geração Saúde da TV Escola, Projeto Homem Virtual, impressão 3D, mini estúdio audiovisual e outros materiais audiovisuais) e formações mais completos (pré e pós-exibição). Seriam escolhidos alunos do ensino superior, para serem os responsáveis (tutores) pela interação e acompanhamento das atividades dos grupos de alunos do ensino básico. Por meio da Teleducação Interativa, os Jovens Doutores desenvolveriam atividades educacionais, complementariam os conhecimentos dos alunos do ensino básico, esclareceriam as suas dúvidas e avaliariam a performance deles. Os estudantes do ensino superior estariam sob a supervisão dos professores das faculdades e universidades e, por meio de uma rede de teleducação, os diferentes grupos de jovens doutores compartilhariam experiências e conhecimentos entre si.

Uma vez alcançado desempenho suficiente, os alunos do ensino médio, participantes da iniciativa receberiam um certificado pelo trabalho desenvolvido, divididos em blocos de 6 meses. Os alunos do ensino superior visitariam periodicamente as escolas para acompanhar a evolução dos processos.

Com esta ação, seria formado um mecanismo importante de promoção de saúde. Além de fornecimento de informações, haveria o comprometimento das pessoas da própria comunidade em difundir o conhecimento com interação por educação a distância. Este projeto reuniria aspectos de inclusão digital com a universalização da telecomunicação e educação a distância em prol da saúde.

 

Share This