Jovem Doutor

Obedecer a todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate ao novo coronavírus, COVID-19, pode não parecer factível à realidade brasileira, como apontou Davi Uip, em uma entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

Tendo isso em mente, especialistas da Saúde e da Arquitetura discutem soluções que se adaptam ao cotidiano do brasileiro em uma série especial chamada Saúde na sua casa e prevenção ao COVID-19. O objetivo é trazer para debate atitudes pouco convencionais e criativas para lidar com o cenário atual.

O primeiro webinar da série ocorreu no dia 24 de março de 2020, das 18h30 às 20h, e abordou o tema Como proporcionar melhor qualidade de higienização na sua residência.

Para assistir à gravação do primeiro webinar e participar dos próximos seminários da série, cadastre-se na plataforma Laboratório Cognitivo – Saúde Para Você / Casas Inteligentes.

Os palestrantes da noite foram:

  • Prof. Dr. Chao Lung Wen (Telemedicina USP – mediador)
  • Arq. Maria Luisa Bestetti (EACH-USP)
  • Arq. Mariana Mie Chao (Mari Chao Arquitetura)
  • Dra. Alessandra Tieppo (Geriatra – EMESCAM)
  • Dr. Rubens Fraga (Geriatra e Medicina Baseada em Evidência)

O webinar foi dividido em três blocos. No primeiro momento, foi discutida a vulnerabilidade do COVID-19 à alta temperatura. O segundo bloco foi dedicado à quanto tempo o novo coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies e no terceiro momento, foi debatido sobre quais ações podem ser feitas, tendo em vista que as máscaras cirúrgicas estão ou esgotadas, ou supervalorizadas no mercado.

Fragilidade do COVID-19 à temperatura

No início do webinar, fooram expostas as características principais do novo coronavírus, em especial sua vulnerabilidade: a temperatura.

Seguindo este raciocínio, os especialistas debateram sobre como é possível realizar a esterilização de objetos pessoais, como roupas e utensílios domésticos, levando em consideração esta peculiaridade do vírus.

Deve-se lavar a louça e a roupa com água quente? E aqueles que não têm eletrodomésticos que utilizem água quente, qual outra solução adaptada a esta realidade?

Quanto tempo o novo coronavírus fica ativo nas superfícies?

Estudos comprovaram que o COVID-19 permanece em atividade durante um tempo diferente, dependendo da superfície. Em asfalto, por exemplo, em condição de sombra e umidade, ele pode durar até oito dias; em superfície de metal, cerca de três dias; em tecidos, de oito a doze horas.

Neste cenário, o que pode ser feito? Ruas deveriam ser desinfetadas com maior frequência e sempre que alguém chegasse à sua residência deveria lavar suas roupas e tomar um banho.

Uma das soluções populares veiculadas na internet é separar um espaço na entrada da residência como sendo a “área suja”. Mas, em vários lares, em que para ir da porta de entrada à lavanderia é preciso cruzar a residência inteira, como adaptar é possível conceber este tipo local?

Os seminaristas debateram sobre quais medidas podem ser adotadas a fim de eliminar o COVID-19 e permanecer com as residências bem higienizadas. Além disso, também foi discutida uma outra realidade brasileira: em uma casa com muitos moradores, como isolar a pessoa com suspeita de coronavírus dos demais habitantes?

Máscaras cirúrgicas em falta: como aumentar a durabilidade sem prejudicar sua eficácia

Um modo de prevenir que uma pessoa com influenza ou COVID-19 transmita a doença para os demais é por meio do uso das máscaras cirúrgicas. Contudo, desde que o coronavírus se alastrou pelo mundo, as máscaras têm sido muito procuradas no mercado.

O resultado da alta demanda, como sabemos, é o aumento de preço ou o esgotamento do produto em fornecedores. Assim sendo, muitas pessoas acabam não tendo as máscaras para usar.

Dentro deste cenário, foram debatidas formas de esterilização das máscaras cirúrgicas, de modo a aumentar sua durabilidade sem comprometer seu filtro. No entanto, é preciso prestar atenção quanto ao tempo de exposição aos agentes esterilizantes.

Durante o primeiro webinar da série Saúde na sua casa e prevenção ao COVID-19, os palestrantes, juntamente com os participantes ao vivo, discutiram modos de adaptar soluções de prevenção à saúde em seus domicílios.

Como parte de uma estratégia de brainstorm de soluções, após cada webinar será disponibilizada uma ferramenta de interação com os participantes chamada de Votador de Dúvidas. Portanto, se você não pode participar ao vivo, ainda tem a chance de interagir por meio deste recurso.

Cadastre-se na plataforma e acesse a gravação, o Votador de Dúvidas e já garanta seu acesso ao próximo webinar, a ser realizado no dia 08 de abril de 2020, das 18h às 19h30.

Participe da série Saúde na sua casa e prevenção ao COVID-19

Share This